quinta-feira, 7 de junho de 2012

Brasil começa a explorar energia limpa das ondas do mar
 
 
Foto: Divulgação
De O Globo
O país começa este mês sua primeira grande experiência para aproveitar a energia das ondas do mar. A primeira usina de ondas da América Latina funciona no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza e será lançada oficialmente durante a Rio+20. Para os pesquisadores, o local é um laboratório em escala real onde serão ampliados os horizontes da produção energética limpa e renovável.
O potencial é grande, asseguram. O litoral brasileiro, de cerca de 8 mil quilômetros de extensão, é capaz de receber usinas de ondas que produziriam 87 gigawatts. Na prática, de acordo com especialistas da Coppe, que desenvolve a tecnologia, é possível converter cerca de 20% disto em energia elétrica, o que equivaleria a 17% da capacidade total instalada no país.

3 comentários:

  1. A energia limpa, como já sabemos, é produzida com o uso de recursos renováveis (movimento da água, luz solar, vento). Em visita a este blog, fiquei sabendo da primeira usina de ondas da América Latina no porto do Pecém, a 60 quilômetros de Fortaleza que será lançada oficialmente durante a Rio+20. Uma divulgação importante!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante saber que estão ampliando a capacidade de produzir energia limpa,existem várias formas de produção de energia e aproveitar as ondas do mar seria muito bom para o nosso país que tem um litoral muito extenso.

    ResponderExcluir
  3. Nós,participantes do grupo Frutos da Educação , achamos sua publicação bem elaborada, uma matéria muito bem feita e de riquíssimo conteúdo de energia renovável.

    ResponderExcluir